Previsões plano de saúde: aumento recorde neste ano e novo modelo de reajuste em 2023

Previsões plano de saúde: aumento recorde neste ano e novo modelo de reajuste em 2023

Previsões plano de saúde: operadoras devem se preparar para um aumento nos valores dos contratos oferecidos aos seus beneficiários. Isso porque os analistas estimam que haverá um reajuste de até 18% em maio de 2022.

Esse aumento previsto se dá devido à, principalmente, uma variação das despesas assistenciais com atendimento aos beneficiários dos planos, considerando as variações por faixa etária e pela eficiência da operadora.

Outro fator levado em consideração é o IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que leva em conta os preços administrados por contratos dos serviços e produtos ofertados.

Esse aumento tem como objetivo atrair as operadoras que possam ter deixado o segmento de lado para que voltem a investir no ramo, mesmo com o risco dos contratos terem um valor mais elevado que o habitual, o que pode encarecer o valor da mensalidade.

 

ANS pode rever o modelo de cálculo dos contratos para 2023

Por falar em reajuste, a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, poderá rever o modelo de cálculo dos contratos oferecidos pelas operadoras aos beneficiários individuais no ano de 2023.

A ideia é que este segmento se torne novamente atraente para as operadoras que o deixaram de lado nos últimos anos.

Atualmente, cerca de 20% do mercado é composto por contratos individuais, porém, no último ano, a quantidade de contratos individuais reduziu em 117 mil pessoas, enquanto que os usuários de planos coletivos aumentou em aproximadamente 1,5 milhão.

 

 

Decisão sobre o novo modelo de reajuste discutirá todas as hipóteses envolvidas

Enquanto que para as operadores é fundamental que a metodologia de cálculo seja revista para que os custos do segmento sejam cobertos, para os beneficiários há o risco dos planos ficarem com um valor de mensalidade relativamente elevado.

Para que ambos os lados possam ser entendidos, o tema será discutido e os riscos e os benefícios envolvidos serão colocados à mesa para que se chegue a uma decisão sobre o assunto.

Outra questão levantada é a geração de uma maior competitividade entre as empresas, se o novo modelo for aprovado, ressaltando a necessidade de uma boa gestão interna nas operadoras.

Além disso, hipóteses como revisões periódicas nos contratos dos beneficiários, com reajustes adicionais; aumentos regionais de acordo com a característica de cada localidade; e, ainda, a definição de uma banda de reajuste que daria margem para aumentos até uma faixa específica estão sendo discutidas.

Nesse último caso, um aumento acima do percentual definido, exigiria uma prestação de contas à ANS.

 

Leia também: Saiba como as normas da ANS atingem as operadoras de plano de saúde

 

Conheça uma solução adotada pelas maiores operadoras de saúde no Brasil

À medida que novas atualizações forem sendo divulgadas sobre o assunto, traremos todas as informações necessárias para a gestão da sua operadora aqui no nosso blog.

Mas você já pode preparar sua operadora de planos de saúde para eventuais mudanças futuras, principalmente as que impactam em controle de custos assistenciais e auditoria de contas médicas.

Para isso, as grandes operadoras de saúde brasileiras utilizam o Sistema SAUDI, que oferece um conjunto de módulos com rotinas específicas fáceis de usar, com interface simples e intuitiva e que resultam na redução de glosas, maior controle dos gastos e uma consequente redução da sinistralidade logo nos 3 primeiros meses de uso!

O SAUDI foi todo pensado e desenvolvido para melhorar a saúde financeira das operadoras de saúde.

Diretores e gestores dos maiores planos de saúde utilizam o Sistema SAUDI para obter informação estratégica, realizar toda autoria médica de forma automatizada, acompanhar a relação com os prestadores de serviços com total transparência, e ainda analisam os dados armazenados para estudo do comportamento dos beneficiários e das rotinas entre operadoras e prestadores de serviços etc.

Para conhecer ainda melhor essa solução adotada por centenas de operadoras em todo o Brasil, entre em contato com um especialista da equipe SAUDI e agende uma apresentação objetiva sem compromisso!

Sem Comentários

Envie um Comentário