Confira 5 bons motivos para utilizar um software de auditoria médica

Confira 5 bons motivos para utilizar um software de auditoria médica

A auditoria é uma relevante ferramenta de intermédio entre a operadora de planos de saúde e o médico. Caso ela seja insatisfatória, o risco de fraudes ou solicitações indevidas aumenta; por outro lado, auditorias minuciosas demais demandam muitos recursos da empresa, desviando o seu foco principal — a assistência à saúde. É por essa necessidade de eficácia que um software de auditoria médica é tão importante.

Classicamente, a auditoria médica é considerada um meio cheio de formulários, guias e documentos impressos. Afinal, como a saúde financeira da operadora depende dela, é necessário que todos os processos sejam bem documentados. Você já se perguntou como seria se livrar de todo esse cenário burocrático e ter a auditoria ao alcance das mãos?

É exatamente essa a proposta do software de auditoria médica. Além de digitalizar todo o protocolo que envolve a auditoria, ele também pode utilizar a inteligência artificial para trazer uma maior automatização à área. A seguir, falaremos dos 5 principais benefícios da utilização desses programas. Pronto para descobrir o melhor que a tecnologia tem a oferecer? Continue lendo para saber mais!

1. Automatização do fluxo de auditorias

Convenhamos: realizar uma auditoria de cada guia enviada ao plano de saúde é inviável. Por isso, uma estratégia muito utilizada por algumas operadoras é fazer um método de triagem, para verificar quais solicitações devem ser auditadas. Isso diminui a quantidade de guias, otimizando o fluxo e direcionando os recursos para os casos mais necessários.

No entanto, a triagem física também traz prejuízos para a gestão de auditoria: é necessário verificar guias, cruzar com os dados previstos no contrato e definir se os casos se encaixam ou não. Além de gastos com logística, recursos humanos e material de escritório, a prática também torna mais lentas as auditorias e aprovações.

Um software de auditoria médica realiza todo esse serviço instantaneamente. Basta alimentá-lo com procedimentos, medicamentos e materiais permitidos, e em quais situações; quando o médico preencher a guia de solicitação, o sistema automaticamente verificará os requisitos para autorização. Caso ele os cumpra, o processo segue normalmente. Caso contrário, o software encaminha a guia para a auditoria e, só então, o auditor entra em cena.

2. Redução de custos

A auditoria, por si só, já é um processo fundamental na redução de custos nas operadoras de planos de saúde. Estudos indicam que, por hospital, as auditorias podem impactar mais de meio milhão de reais por mês. Há duas maneiras, portanto, de otimizar o financeiro na gestão de auditorias: diminuindo seus gastos operacionais e aumentando a sua eficácia.

Um software de auditoria médica atua em ambos os sentidos. Inicialmente, pela automatização de processos e pela redução do trabalho manual, você corta despesas com pessoal e retrabalho. Ainda que alguns sistemas de contas médicas sejam pagos, portanto, em médio prazo, você consegue recuperar o valor investido.

A eficácia na realização de auditorias ocorre, principalmente, eliminando o erro humano. Quando a triagem inicial é realizada de forma manual, algumas guias podem ser aprovadas por engano. Com o uso de um software bem estruturado, isso não ocorre — ele utiliza algoritmos exatos para a autorização e realiza a triagem de maneira completamente informatizada.

3. Praticidade para os auditores

Com um software de auditoria médica integrado à nuvem, os auditores acessam o processo de qualquer lugar: o programa é capaz de sincronizar os dados no smartphone, no tablet ou no desktop. Isso traz maior praticidade para o seu cotidiano, facilita as auditorias e aumenta a velocidade dos pareceres.

Em se tratando de gestão de auditoria, isso traz diversas vantagens. Inicialmente, a relação com os auditores se torna melhor devido ao aumento de recursos; dependendo da situação, o corpo de auditores pode até ser diminuído, devido ao tempo que se economiza. Além disso, é possível evitar entraves com o médico assistente, porque suas solicitações são auditadas com maior rapidez e eficiência.

4. Fornecimento de dados

A gestão de qualquer setor em uma operadora de planos de saúde depende de dados substanciais e confiáveis. Com eles, é possível verificar precocemente se há alguma alteração na rede de saúde e quais fatores estão relacionados. Assim, você consegue identificar problemas no fluxo de auditoria e corrigi-los antes que eles causem maiores transtornos.

Quem conhece um setor de estatística sabe que, quanto maior sua abrangência, mais caóticos os dados podem ficar. Por isso, uma quantidade expressiva de recursos é frequentemente despendida na coleta de dados e em sua análise — revisão de prontuários, verificações de estatísticas e uso de tecnologias robustas, como o Big Data, entram nesse trabalho.

Um software de auditoria médica pode realizar todo o fornecimento de dados de maneira instantânea. Ele armazena as guias emitidas, a taxa de glosas médicas e as principais causas de solicitações de auditorias. Com isso, você organiza melhor a sua gestão e foca seus recursos em áreas mais primordiais da operadora.

5. Customização

Como o processo de auditoria obedece ao fluxo de guias dentro do sistema, é natural que as demandas de um software sejam distintas. Por isso, um dos principais benefícios desses sistemas é a sua customização: de maneira fácil e direta, é possível adequar campos de formulários, modelos e templates à realidade de cada operadora. Você também pode estabelecer fluxos personalizados de documentos, por exemplo, e gerenciar suas pastas da maneira que melhor atender às demandas do seu serviço.

A auditoria é um processo fundamental para as operadoras de planos de saúde; um setor eficiente traz, além de economia financeira, maior rapidez no fluxo de solicitações e autorizações. Nesse contexto, um software de auditoria médica pode ser a melhor ferramenta para automatizar processos e otimizar a sua gestão.

Se você está procurando por um software de auditoria médica, o SAUDI pode ser a solução para você. Abrangendo todos os benefícios que mencionamos acima, ele é um sistema criado especialmente para as operadoras de planos de saúde suplementar. Se quiser saber mais, entre em contato com a gente. Estamos ansiosos para conhecê-lo e tirar quaisquer dúvidas que você tenha sobre a nossa plataforma!

Sem Comentários

Envie um Comentário