A importância da integração de dados nas operadoras de plano de saúde

A importância da integração de dados nas operadoras de plano de saúde

A era digital é uma realidade, e não há como as empresas de qualquer setor deixarem-na de lado. Em se tratando de saúde, a sua adesão passa a ser uma necessidade, uma vez que os benefícios são valiosos para a vida das pessoas. Um exemplo importante é a integração de dados em seu sistema de operacionalização.

De fato, o atual cenário que envolve o campo da saúde, especialmente as operadoras de planos de saúde, não sobrevive sem os recursos tecnológicos e os sistemas que organizam e suportam diversas decisões no fluxo de trabalho.

Então, quer entender, de fato, a importância da integração de dados nas operadoras de planos de saúde? Confira este post que aborda o tema de forma interessante!

Afinal, o que é, de fato, a integração de dados?

Atualmente, com a imediaticidade com a qual as coisas ocorrem no cotidiano das pessoas, a praticidade é um item importante em todo tipo de serviço, inclusive naqueles direcionados à saúde.

Integração — a própria palavra nos remete à junção — trata-se de reunir dados e informações dos pacientes em um sistema digital, capaz de realizar atendimentos rápidos e de aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

De forma clara, a integração de dados consiste, justamente, na utilização de ferramentas de uma mesma solução, possibilitando a troca de dados entre as diversas plataformas utilizadas nos processos da empresa em uma mesma conexão de controle.

Diante desse fato, a integração de dados em clínicas e em planos de saúde é uma possibilidade para atender bem às demandas do mercado, cada vez mais exigentes, e, assim, garantir a satisfação e a fidelização dos usuários. Realizar a integração de dados significa investir e modernizar.

Por que é importante integrar dados a operadoras de planos de saúde?

A gama de avanços tecnológicos viabiliza diversos benefícios para toda a humanidade, sem falar na nova maneira de gerir e monitorar as informações nas instituições de saúde. Vale ressaltar que uma das inovações que permitem essa transformação é a integração de dados.

Consequentemente, colaboradores e gestores vão se adaptando aos recursos tecnológicos, usufruindo dos benefícios disponíveis e deixando de lado os processos manuais que poderiam ser demorados.

Segundo a Federação Nacional de Saúde Suplementar, as despesas das operadoras de planos de saúde aumentaram muito nos últimos anos.

Acredita-se que investir em tecnologia é o caminho para reduzir as despesas, dar mobilidade ao fechamento de contratos, dinamizar os negócios, reduzir falhas de comunicação, sincronizar informações e eliminar erros por meio das automatizações entre os departamentos.

Vale ressaltar que o investimento é fundamental, mas evitar negligenciar a integração de dados é totalmente necessário. Portanto, a gestão precisa saber lidar com todas as inovações disponíveis para garantir a funcionalidade ágil e não deixar todo o investimento tornar-se obsoleto.

Quais são os principais benefícios da integração de sistemas?

O dia a dia das empresas apresenta um grande fluxo de trabalho e demanda recursos que favorecem o desenvolvimento de todas as atividades, por exemplo, em vendas, nos cálculos de pagamento, na manutenção de informações de clientes, no controle de estoques e de funcionários etc. — enfim, a lista é extensa. Portanto, monitorar e colocar toda essa demanda em pleno funcionamento exige sistemas eficientes para desburocratizar o serviço.

Para solucionar esse desafio de forma otimizada, investir na integração de dados se torna um dos principais benefícios. Mas, para além desse, a integração dos sistemas corporativos pode viabilizar uma série de vantagens para os negócios. Veja a seguir!

Melhoria no controle dos processos

Com a implantação de um sistema de gestão integrada, os processos corporativos ganharão suporte e poderão ser controlados com mais facilidade. Por meio do sistema, o gestor passará a assumir as operações e as atividades desenvolvidas sem burocracia e ganhará tempo para outras demandas.

Otimização de processos

A integração facilita a comunicação entre os diferentes departamentos, agilizando o atendimento, ou seja, por meio de uma única ação, outras são desencadeadas automaticamente.

Assim, o sistema realiza as tarefas, e a otimização garante um aumento da produtividade e da eficiência nos setores da empresa. Além do mais, é possível verificar falhas em processos e corrigi-los de forma antecipada, evitando o não cumprimento das ações e dos prazos estipulados.

Redução de retrabalhos

 A disponibilidade dos dados por meio da integração evita que setores diferentes que precisam compartilhar a mesma informação tenham que inseri-la em cada departamento. Ou seja, basta que seja inserida uma vez e todos os usuários poderão acessá-la, o que reduz as chances de erros e retrabalhos.

Controle de métricas e indicadores importantes

 As soluções integradas viabilizam dashboards para que as empresas montem painéis de controle para suas metas e seus objetivos conforme a sua realidade e as necessidades. Por meio desses painéis, os gestores podem visualizar, em cada um dos departamentos, os processos realizados, bem como o andamento das atividades.

Diminuição de erros

Empresas que não integram seus sistemas fazem uso de diversos softwares para cada um de seus setores. Isso pode induzir a uma série de erros por causa da inserção de dados de forma manual em cada um dos sistemas. Portanto, a integração de dados permite ao gestor reduzir erros na entrada de informações e prejuízos oriundos deles.

Conforto a credenciados e beneficiários

A integração de dados em uma operadora de plano de saúde não só contribui para o setor administrativo, mas também promove a interação entre beneficiários, credenciados e empresas, e todos são beneficiados com as facilidades oferecidas pelo sistema. Veja algumas vantagens abaixo.

Aos beneficiários

Veja as vantagens oferecidas aos beneficiários:

  • rede credenciada eletrônica;
  • acesso aos extratos e a atualizações cadastrais on-line;
  • disponibilidade de boletos e extratos de imposto de renda, dentre outros documentos;
  • propagação de campanhas e material educativo relacionados à medicina preventiva.

Aos credenciados

Veja os benefícios dos quais os credenciados podem desfrutar:

  • redução das glosas médicas;
  • acesso a demonstrativos eletrônicos de pagamentos;
  • validação dos procedimentos com maior agilidade.

À empresa

A seguir, veja os benefícios ofertados às empresas:

  • rapidez na entrega dos serviços prestados;
  • promoção da satisfação dos usuários pela qualidade do serviço recebido;
  • garantia da fidelização e atração de novos clientes e, consequentemente, uma maior produtividade.

Quais as ferramentas que tornam tudo isso possível?

A tecnologia é a base para a integração de dados. No entanto, há ferramentas específicas para esse processo, ou seja, os softwares que trabalham de forma integrada com outros sistemas.

Os ERPs, por exemplo, são softwares que viabilizam a integração de dados de vários setores em uma empresa. Eles permitem maior agilidade, reduzindo a perda de tempo com digitações desnecessárias e elevando o grau de confiabilidade das informações produzidas.

Vale lembrar que existem, no mercado, inúmeros sistemas do tipo. Com o crescimento exponencial da tecnologia nos últimos anos, a demanda aumentou, uma vez que os benefícios da integração de dados para as operadoras de planos de saúde são significativos. O SAUDI por exemplo é um software especializado na gestão de contas médicas, perfeito para complementar qualquer sistema de ERP, especialmente porque foi desenvolvido e preparado para facilitar todo e qualquer processo de integração que se faça necessário para melhorar ainda mais a gestão de uma operadora de planos de saúde.

Entretanto, pesquisar e buscar conhecer os softwares de gestão e as empresas especializadas no mercado é extremamente importante, uma vez que elas poderão representar o diferencial de sua companhia. Busque analisar o tempo de mercado, os clientes que já atende, cases e depoimentos!

Então, gostou das informações preparadas para você? Curtiu conhecer os benefícios da integração de dados em sua operadora? Que tal entrar em contato com a nossa empresa e contar com serviços especializados de ponta?

Sem Comentários

Envie um Comentário