Veja como uma infraestrutura de TI ajuda na gestão da sua operadora de saúde! 

Veja como uma infraestrutura de TI ajuda na gestão da sua operadora de saúde! 

A aplicação de recursos tecnológicos nos procedimentos administrativos já é uma realidade em diversos setores da indústria. Assim, na gestão em saúde, a tecnologia também vem se tornando cada vez mais uma aliada fundamental. Além de contribuir para a gestão interna e melhorar o atendimento ao cliente, a adoção de recursos tecnológicos também aprimora a comunicação entre a operadora de planos de saúde e a instituição prestadora de serviços.

Nesse cenário, a tecnologia da informação (TI), que compreende uma série de recursos, como softwares, redes e bancos de dados aplicados com o intuito de lidar com o acesso e a análise de informações eletrônicas, assume um papel estratégico, oferecendo mais segurança, confiabilidade e fluidez de dados.

Neste artigo, falaremos como a infraestrutura em TI pode ajudar a otimizar a gestão das operadoras de planos de saúde e algumas vantagens. Também vamos abordar a importância de utilizar um software especializado. Confira!

Quais benefícios a infraestrutura em TI pode trazer?

Redução da redundância de dados

Além de reduzir o número de papéis, pastas e gavetas, a adoção de tecnologias em TI também contribui para a eliminação da redundância de dados, oferecendo uma forma mais eficiente de pesquisar e acessar as informações, otimizando o tempo gasto nas atividades administrativas.

Fluidez na informação

A relação da operadora de planos de saúde com as prestadoras de serviço é dinâmica. Desse modo, é importante que um software seja capaz de, além de coletar um grande volume de dados com facilidade, também cruzar essas informações e oferecer uma visão mais integralista, dando base para o gestor tomar uma decisão estratégica para a instituição.

Objetividade

Objetividade também é um ponto-chave quando falamos da aplicação de tecnologia da informação na área da saúde. O processamento estratégico das informações, ao oferecer resultados pontuais, contribui para uma comunicação mais direta, clara e objetiva entre as prestadoras de serviços médicos e as operadoras de planos de saúde.

Diminuição das glosas médicas administrativas

Em linhas gerais, as glosas médicas acontecem quando, devido a alguma inconsistência, a operadora de planos de saúde considera indevida a cobrança feita pela instituição prestadora de serviços. Dentre os tipos de glosas médicas, as glosas administrativas acontecem quando há alguma falha no fornecimento de informações.

Dessa forma, as tecnologias de gestão em saúde contribuem para a diminuição de glosas médicas, oferecendo um sistema menos passivo a falhas humanas. Na prática, é possível, por exemplo, adicionar no software um campo obrigatório, a fim de garantir que nenhum documento seja enviado com dados insuficientes.

Apoio na obtenção da acreditação

A acreditação confere credibilidade à instituição de saúde. Separada em três níveis, o terceiro é o de maior excelência, enquanto os níveis dois e três de acreditação levam em conta, na sua avaliação, se a instituição atende aos padrões de qualidade de gestão integrada.

Dessa forma, operadoras que contam com o apoio de TI tem mais chances de se tornarem “acreditadas”, uma vez que a tecnologia é capaz de integrar os sistemas e oferecer suporte para um atendimento de mais qualidade.

Segurança e confiabilidade

A infraestrutura em TI também contribuiu para uma comunicação mais transparente, colaborando para dar mais credibilidade à instituição. Além disso, sistemas que armazenam seus dados na nuvem (isto é, online) oferecem segurança e facilidade, além de suporte remoto.

Qual o impacto dos softwares de contas médicas na gestão em saúde?

O uso de softwares de contas médicas é um exemplo de tecnologia de gestão em saúde que atua por meio da tecnologia da informação. Ele automatiza os processos de forma sistemática, garantindo um melhor desempenho financeiro para a operadora de planos de saúde. Veja, abaixo, alguns impactos positivos.

Economia

Um software capaz de lidar com um volume grande de dados pode ajudar a operadora de planos de saúde a evitar prejuízos financeiros, que acontecem devido à má gestão das informações, evitando que aconteçam pagamentos indevidos à prestadora, controlando o fluxo de caixa e, ainda, garantindo que reajustes pertinentes no contrato sejam aplicados.

Transparência no processo de auditoria de contas médicas

A auditoria de contas médicas consiste em uma avaliação da conformidade dos processos realizados pela prestadora de serviços em relação ao contrato com a operadora de planos de saúde. Na prática, ela é responsável por controlar o uso de materiais e os procedimentos médicos.

Uma auditoria transparente é fundamental para dar credibilidade à operadora de planos de saúde, tanto junto ao beneficiário quanto junto à prestadora de serviços médicos. Assim, um software de contas médicas é um grande aliado da instituição nesse processo, gerenciando as informações de forma automatizada e melhorando a eficiência do procedimento.

Qual a importância de contar com tecnologia especializada para o setor?

Na gestão em saúde, assim como em outros setores, é importante contar com uma tecnologia que seja especializada para aquela atuação. Caso contrário, ao usar um software não especializado ou planilhas, a não padronização de processos pode levar a informações, ainda que online, dispersas e confusas.

Adotar uma infraestrutura em TI eficiente, que seja capaz de dar base, prever e adaptar seus sistemas para as demandas geradas pela área de atuação, é muito importante para usufruir de um sistema realmente eficaz, de qualidade e que impacte positivamente a economia da operadora.

Dessa forma, para a operadora de planos de saúde, é relevante buscar um sistema confiável, seguro e que ofereça suporte e soluções integradas para a instituição. Verificar se o software atende às necessidades da operadora e, ao mesmo tempo, oferece a ela autonomia para dar andamento aos seus processos é essencial.

Assim, vimos algumas vantagens da adoção de uma boa infraestrutura em TI na gestão em saúde e entendemos como ela pode ser benéfica para a operadora, otimizando a comunicação e gerando redução de custos. A adoção dessas tecnologias, hoje em dia, é essencial para manter-se à altura da competitividade do mercado.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Ficou interessado em saber mais sobre os benefícios que a tecnologia pode oferecer para a operadora de planos de saúde? Se quiser conhecer mais, entre em contato conosco, porque teremos grande prazer em ajudá-lo!

Sem Comentários

Envie um Comentário