Gestão inteligente de contas médicas para operadoras de saúde

gestão de contas médicas

Gestão inteligente de contas médicas para operadoras de saúde

Fazer o fechamento do caixa mensal de qualquer empresa não é uma tarefa simples. Ainda mais quando estamos lidando com operadoras de saúde. Fazer uma gestão inteligente das contas médicas faz toda a diferença no faturamento da empresa.

Esse processo exige organização e padronização dos dados. Entretanto, a quantidade de informações que devem ser processadas é imensa. Por isso, serviços de automação facilitam e dão mais segurança ao processo.

Para evitar falhas, um software pode ser responsável pela automatização do processo de auditoria. Assim, ele revisa eletronicamente todas as contas ligadas aos prestadores de serviços médicos da operadora. Um de seus principais objetivos é encontrar discrepâncias e falhas nas cobranças.

Gestão inteligente das contas médicas

Quando a gestão inteligente das contas médicas é feita de maneira correta, ela pode reduzir significativamente os custos operacionais da empresa. Sendo assim, acaba por influenciar positivamente no resultado da operadora.

A automatização tem um papel fundamental na gestão das operadoras de saúde. Isso ocorre porque os programas tornam o processo mais rápido. Além disso, são preparados para reconhecer e indicar erros, como um formulário preenchido de forma errada ou uma cobrança que é feita de forma indevida.

Para garantir que o processo de gestão inteligente de contas médicas seja eficiente, vamos conferir alguns pontos essenciais:

Atenção com as informações

Para que um beneficiário seja atendido pela operadora, ele precisa cumprir determinados requisitos. Grande parte dos problemas com as operadoras de saúde é que nem prestadores de serviço nem beneficiários conhecem a extensão e o limite das coberturas.

Dessa forma, uma das atitudes para uma gestão inteligente de contas médicas é deixar essas informações claras para todos os envolvidos.

Para os prestadores de serviço, defina quais os dados dos pacientes precisam ser fornecidos, assim como as informações médicas necessárias para justificar os atendimentos que estão sendo realizados.

Além disso, ter em mãos dados sobre a doença do paciente, seu histórico e atual situação faz a diferença no momento de realizar a auditoria das contas médicas.

Oferecer aos parceiros e colaboradores uma tabela de procedimentos terapêuticos que são cobertos pela operadora, além da lista de diagnóstico e as informações de contato do beneficiário, agiliza todo esse processo.

Outra atitude de uma gestão inteligente das contas médicas é manter uma comunicação clara e aberta com seus prestadores de serviços médicos. É por meio desses canais que a operadora poderá informar os limites da cobertura.

Com isso, os prestadores de serviço estarão mais atentos a atendimentos e exames feitos de forma desnecessária e fora dos padrões estipulados pelo contrato com a operadora.

Atenção ao dinheiro

Uma parte importante do dia a dia de uma operadora de saúde são os processos judiciais. É comum que beneficiários insatisfeitos entrem com ações na justiça pedindo reembolso, questionando alguma das cláusulas do contrato e/ou reajustes feitos nos valores pagos.

Os resultados destes processos podem influenciar diretamente os ganhos e gastos da operadora, dessa forma, causando impactos no fechamento do mês e nos resultados da empresa. Por isso, essas ações precisam ser acompanhadas de perto e com atenção.

Novamente, a automação dos processos é uma solução. Por meio de softwares que auxiliam na gestão, é possível acompanhar o andamento das ações judiciais, assim como dos prazos e das obrigações legais que precisam ser cumpridas.

Além da atenção com o dinheiro que sai do caixa, é preciso cuidar dos valores que entram ou deixam de entrar no caixa da operadora. A inadimplência também precisa ser levada em consideração na gestão inteligente das contas médicas.

Para agilizar e facilitar o processo de cobranças, é importante implementar um sistema padronizado para acompanhar os casos de inadimplência. A tecnologia pode ajudar muito nessa atividade.

Por meio de um bom software, exclusivo para auditoria de contas médicas, é possível controlar automaticamente os custos com prestadores de serviços, glosas médicas, internações hospitalares etc.

Desse modo, fica mais fácil entrar em contato com os beneficiários que estão em atraso, além de simplificar o processo de negociação. Também é possível acompanhar os prazos e os pagamentos que já foram realizados.

Todas essas informações são importantes para o setor financeiro e para a receita da operadora de saúde. Assim, os dados sobre inadimplência também entram no processo de gestão inteligente das contas médicas.

Atenção aos prestadores de serviços

É muito importante avaliar os próprios prestadores de serviços médicos que atendem os beneficiários das operadoras de saúde. A gestão inteligente das contas médicas analisa as atividades realizadas por esses profissionais, e também para isso o uso de um software é essencial para ajudá-lo a avaliar a qualidade dos serviços prestados para a operadora.

Para fazer esse tipo de avaliação, é importante analisar as contas médicas de cada um dos prestadores de serviços médicos. Portanto, mais uma vez, a tecnologia se mostra indispensável. Os softwares criados para auxiliar a gestão inteligente das contas médicas permitem que as informações sejam apresentadas de acordo com classificações desejadas pelos usuários.

Dessa forma, é possível separar as contas médicas de acordo com os prestadores de serviço, tipo de tratamento, paciente e outros. Por meio da análise dessas informações é possível identificar falhas ou erros dentro da rede de serviços credenciados. A partir daí é possível corrigir os erros identificados e, como consequência, diminuir os gastos da operadora de saúde, aumentando sua receita mensal.

Mantenha-se bem informado

Este conteúdo foi útil pra você? No blog do SAUDI você encontra diversas informações úteis e relevantes para o analista / gestor de contas médicas. Assine nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa para o setor de saúde suplementar! ; )

Sem Comentários

Envie um Comentário