Como é feito o processo de Autorização de Internação na sua operadora?

autorização de internação

Como é feito o processo de Autorização de Internação na sua operadora?

Veja como facilitar este processo e outros procedimentos, como Prorrogação, SP/SADT, Exames e consultas!

O procedimento para autorização de internação em operadoras de saúde pode se tratar de uma burocracia sem fim. A lista de documentos, guias e papéis que envolve esse processo tem o potencial de atrasar (e muito) o serviço contratado pelos clientes e deixá-los descontentes. Isso além de demandar recursos que poderiam ser utilizados em outras esferas para impulsionar o crescimento da empresa.

Se a sua operadora de seguros ainda lida com esses processos manualmente, está perdendo tempo e recursos preciosos. A automatização de contas médicas é o caminho ideal para facilitar processos burocráticos e possibilitar que sua equipe se concentre em outras questões.

Garantir que esses processos sejam os mais rápidos e automatizados possíveis é bom para todo mundo. O usuário da operadora de saúde se sente seguro, o que o fideliza; a operadora consegue investir em novas áreas e os hospitais, clínicas e laboratórios conseguem atender melhor seus pacientes.

Os processos de autorização

Todo e qualquer prestador de serviços de saúde tem a responsabilidade de prestar contas ao Ministério da Saúde sobre seus processos. Ou seja, tanto prestadores privados quanto públicos e conveniados ao SUS devem encaminhar guias de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), Exames, Consultas, Prorrogações e as Guias de Serviço Profissional e de Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SP/SADT).

As guias são padronizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é a agência reguladora de planos de saúde do Brasil. Elas vêm com campos de preenchimento numerados, com áreas brancas — obrigatórias para cada paciente — e sombreadas.

Cópias destes documentos não são aceitas pela ANS, que requer as Guias originais e preenchidas sem rasuras. Ou seja, tanto os pacientes quanto os funcionários das prestadoras de serviços de saúde não podem errar ao preenchê-las.

Todos esses processos demandam tempo que o usuário não está disposto a gastar quando está lidando com um problema de saúde. E isso desgasta a relação entre ele e a operadora. Veja como o sistema de autorização do SAUDI pode ajudar nesse trabalho.

O SAUDI e suas ferramentas

O SAUDI é um software de auditoria de contas médicas. Por isso, os processos de AIH, SP/SADT, Prorrogações, Exames e Consultas não poderiam ficar de fora. Além de garantir que a saúde financeira da operadora está em dia, o sistema ainda facilita todas essas transações no dia a dia de trabalho.

As análises de Solicitações são feitas não mais manualmente, mas através do SAUDI. Assim, ele proporciona a simplicidade e rapidez para analisar individualmente cada uma das Guias, com várias funcionalidades de apoio.

É possível habilitar o SAUDI para fazer uma pré-análise e pré-autorização de solicitações de procedimentos, materiais e medicamentos — a partir de uma série de definições que ele consiga identificar automaticamente nas guias padronizadas.

Desta forma, somente guias de casos especiais vão para a autorização manual online, através de um fluxo de trabalho pré-definido e suportado por informações históricas tanto do paciente, como do fornecedor e dos serviços, materiais e medicamentos envolvidos.— reduzindo a espera significativamente. Além disso, todos os documentos ficam disponíveis online, afirmando a segurança e rapidez dos processos e também para a equipe de auditores.

As vantagens de contar com a tecnologia disponível

Os smartphones e a tecnologia disponível nos dias de hoje não servem só para as pessoas se conectarem através das redes sociais. Elas são úteis para milhares de serviços, e um deles é o hospitalar.

O SAUDI traz essa facilidade do “mundo móvel” para auditores externos. Eles podem, através da Auditoria Mobile, registrar diretamente da rede médica, informações de medicamentos, taxas e procedimentos.

Os prestadores de serviços de saúde também contam com a facilidade de enviar todas as Guias de Autorização diretamente pelo sistema. E ele é também customizável. Isso significa que, se a sua operadora requer algum serviço que o SAUDI ainda não disponibiliza, ele pode ser desenvolvido e integrado especialmente para atender suas necessidades.

Entre em contato conosco e saiba como o SAUDI e seus módulos pode ajudá-lo a colocar sua operadora de saúde pra crescer de forma saudável enquanto você recebe os elogios por seu excelente resultado à frente dos processos de auditoria de contas médicas! ; )

Sem Comentários

Envie um Comentário