Auditoria em home care: os benefícios e desafios das operadoras

Auditoria em home care: os benefícios e desafios das operadoras

“Home care” significa assistência médica domiciliar para pacientes, sendo uma modalidade que vem sendo cada vez mais utilizada no Brasil.

Antes de falarmos sobre a importância e os impactos de um sistema de auditoria em home care, é preciso que este conceito de “home care” esteja claro para você, por mais intuitivo que seja.

Os pacientes elegíveis para o home care podem utilizar atendimentos como fisioterapia, nutricionista, aplicação de medicamentos, monitoramento médico ou de enfermagem e, ainda, serem internados em suas residências junto à presença de um técnico e os equipamentos necessários.

Esse tipo de serviço gera, é claro, benefícios e desafios para as operadoras de saúde e vamos falar de alguns deles abaixo.

 

Conheça os principais benefícios do home care

O primeiro benefício que podemos citar é a assistência integral e individualizada que é entregue ao paciente, elevando o cuidado com o beneficiário que utiliza o home care.

Essa atenção domiciliar também propicia uma diminuição no número de infecções hospitalares que pode ocorrer nas enfermarias e hospitais.

O tempo de tratamento e/ou internação possui a tendência de diminuir devido à uma melhor resposta à proposta terapêutica oferecida pelo home care.

E, ainda, os custos para as operadoras também reduzem com a disponibilização de leitos hospitalares e a eliminação de despesas de internação hospitalar que não são mais necessárias no atendimento domiciliar.

Por fim, outa vantagem do home care, é a garantia de preparos proativos para a alta dos pacientes, com um processo de permanência melhor coordenado, o que gera uma previsão mais assertiva de data confiável para a alta.

Essas práticas assistenciais favorecem o plano de tratamento dos pacientes e garante que o prestador aja de acordo com as exigências demandadas pelos planos.

 

Entenda alguns dos desafios da modalidade de home care

Já em relação aos desafios de oferecer um serviço home care para os beneficiários, as operadoras de saúde podem enfrentar problemas com a individualidade de cada paciente.

Ou seja, por mais que o atendimento seja domiciliar e possa ser personalizado, o prestador precisa cumprir os protocolos pré-estabelecidos e executar as técnicas para que o tratamento possa acontecer.

A logística também pode ser um grande desafio para as operadoras, afinal, uma equipe de profissionais terá que se locomover com todos os materiais e medicamentos necessários.

A operadora responsável terá que cuidar para que essa logística seja organizada de maneira eficaz, considerando fatores como distâncias, locomoção, entre outros.

Por fim, um terceiro desafio que vale ser considerado é em relação à legislação do home care, para validar a elegibilidade dos pacientes, e a cobertura dos procedimentos a serem feitos em domicilio.

Questionamentos como o nível mínimo de assistência que a operadora deve pagar, quantos e quais tipos de profissionais ela deve recrutar para o atendimento e qual o nível de tecnologia será utilizado para auxiliar a gestão dos serviços serão frequentes.

 

 

Como as maiores operadoras fazem auditoria em home care

As operadoras que disponibilizam a modalidade de home care para os seus clientes podem se tornar ainda mais lucrativas utilizando o SAUDI, um sistema de auditoria que nasceu para auxiliar as operadoras de planos de saúde na gestão financeira e propiciar maiores resultados por meio de uma gestão dos custos assertiva e inteligente.

As operadoras que disponibilizam a modalidade de home care para os seus clientes podem se tornar ainda mais lucrativas utilizando o nosso sistema.

Atualmente, as maiores operadoras de saúde do Brasil já utilizam o SAUDI, o mais completo e integrável sistema de auditoria médica disponível no mercado.

Além de automatizar todo o processo de auditoria médica, o nosso sistema gera melhores resultados logo no primeiro trimestre de utilização!

Entre em contato conosco e saiba como as nossas soluções personalizadas podem entregar resultados significativos em um curto espaço de tempo para a sua operadora!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese