9 qualidades que um software de contas médicas eficiente deve ter

9 qualidades que um software de contas médicas eficiente deve ter

A operadora de planos de saúde é uma empresa que, como qualquer outra organização, precisa de administração eficiente para prosperar. É importante manter as finanças em dia, cumprir determinadas obrigações fiscais, organizar os dados dos clientes e cumprir tudo que a legislação determina.

Os softwares são de enorme auxílio para as operadoras de planos de saúde. No entanto, convém pesquisar antes de adquirir um. O ideal é que o produto seja destinado exclusivamente ao setor de saúde, ou seja, personalizado para o seu negócio.

Neste artigo, mostraremos 9 qualidades que um software de contas médicas eficiente deve ter. Leia e entenda melhor!

O software e as suas qualidades

O uso de um software otimiza muito a gestão de qualquer operadora de planos de saúde. Ele substitui a secretária, as planilhas e toda a papelada por um sistema que integra todos os dados da empresa.

A segurança é resultado de bons softwares que realizam backups automáticos rotineiramente e que também efetuam processos de validação de informações e criptografia.

Como eles funcionam online (na nuvem), são mais práticos e acessíveis, dispensando a aquisição de licenças de uso e a instalação em provedores da própria operadora. Dessa maneira, tornam-se bem mais produtivos que as planilhas do Excel.

Confira 9 qualidades que um software moderno de contas médicas deve ter.

1. O envio de guias de pagamento automaticamente

Por meio da captura eletrônica, a rede de prestadores de serviços médicos envia as guias de pagamento de maneira simples e automática.

São muitas opções, que incluem desde a digitação até a integração completa do sistema.

2. A auditoria automática, individual e mobile

A auditoria eletrônica também é uma característica de um bom software de contas médicas. Ela é customizável e permite a análise de todas as guias antes que o sistema as aceite. Isso dá mais velocidade e mais precisão ao processo.

Porém, um software avançado permite, ainda, uma auditoria manual. Todas as guias de contas médicas ficam disponíveis para uma conferência individual. Os auditores têm, a seu dispor, os alertas automáticos de possíveis irregularidades. Isso contribui para o compliance do negócio.

Para garantir a transparência, existe também a ferramenta de contra auditoria, com funções que dão, aos prestadores de serviços médicos, a participação no processo.

Outra forma de auditoria que um bom software oferece é a mobile, que permite que os auditores externos registrem informações de medicamentos, taxas e procedimentos diretamente da rede médica.

3. O recurso de glosa

Para simplificação e agilização da auditoria, o software permite que os prestadores de serviços médicos enviem recursos de glosa diretamente pelo sistema conforme o padrão ANS/TISS (Agência Nacional de Saúde/Troca de Informação de Saúde Suplementar).

4. O suporte a diferentes tipos de guias TISS

Um software de contas médicas de boa qualidade deve estar habilitado para dar suporte a todos os tipos de guias TISS definidos pela ANS e a muitas versões ao mesmo tempo.

5. A gestão eletrônica de documentos

A gestão eletrônica de documentos, ou GED, consiste no gerenciamento de todos os documentos usando apenas o teclado do computador. Basta dar alguns cliques e todo o processo gozará de agilidade e de segurança para a equipe de auditores. Tudo isso é feito de forma totalmente online.

6. A análise de solicitações

A operadora pode, com agilidade e simplicidade, avaliar de forma individual as guias de Solicitação de Autorização de Internação, Prorrogação e SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico) com diversas funções para dar respaldo.

7. O autorizador Web

Esse recurso oferece muita facilidade para os prestadores de serviços médicos. Eles podem encaminhar suas guias de Solicitação de Autorização de Consultas, Exames, Internação e Prorrogação diretamente pela Web.

8. A pré-autorização

O sistema permite realizar uma pré-análise das solicitações para a autorização de procedimentos, medicamentos e materiais.

9. A customização

Caso a operadora precise de algum módulo e ele não esteja presente no software, existe a possibilidade de customizá-lo, ou seja, é possível desenvolver e integrar de modo que o software atenda completamente às necessidades de gestão e de controle do negócio.

Os diferenciais do software de contas médicas SAUDI

Na hora de escolher seu software de contas médicas, além de avaliar as qualidades acima, preste atenção aos diferenciais. Ou seja, em que ele se diferencia de forma relevante de outros produtos do mesmo segmento?

O software SAUDI apresenta todas as 9 qualidades elencadas no post e também oferece os diferenciais que seguem.

A redução de custos

Uma auditoria minuciosa acaba com os pagamentos não devidos à rede de prestadores de serviços médicos. O SAUDI também aprimora todo o processo, até a efetivação do pagamento, o que contribui para uma diminuição relevante dos gastos operacionais.

O nível de automação e inteligência

Como se trata de um software dedicado prioritariamente à auditoria das contas assistenciais, que corresponde ao maior custo das empresas de planos de saúde, ele aporta um nível de contribuição e melhoria dos processos como nenhum outro produto do mercado.

O retorno sobre o investimento

Devido ao baixo custo do software e aos benefícios que ele exerce sobre as contas e os processos, os usuários do SAUDI conseguem que o produto se pague já no primeiro mês de uso.

A transparência com a área médica

O SAUDI faz análises automáticas e conta com poderosas ferramentas de auditoria que permitem tornar mais transparente o relacionamento entre a empresa e os prestadores de serviços médicos. As contas ficam bem claras durante o processo de pagamento.

As sólidas referências no mercado

O SAUDI roda em diferentes operadoras, incluindo as redes da Unimed, alcançando o total aproximado de 60 empresas em diferentes estados do Brasil.

O software de contas médicas também é a base do SCAM (Sistema Acol de Gestão de Contas e Auditorias Médicas), que funciona no Bradesco Saúde há mais de 10 anos.

Outras empresas de serviços de auditoria médica também fazem uso das ferramentas do SAUDI.

O respeito aos processos de cada operadora

Desenvolvido de maneira inteligente, o SAUDI assegura completa aderência aos diferentes processos de cada operadora.

O sistema é ajustável, permitindo que a empresa continue tocando seus processos ou realize alguma mudança de acordo com suas necessidades.

Os outros diferenciais

Podemos, ainda, citar outros diferenciais:

  • a simplicidade e a rapidez na utilização;
  • o aumento da produtividade;
  • a possibilidade de total customização;
  • a integração rápida e fácil, inclusive com qualquer sistema ERP que a operadora já apresente;
  • o número alto de prestadores de serviços médicos já cadastrados no SAUDI.

O gestor previdente deve considerar com cuidado a aquisição de um software de contas médicas de boa qualidade, bem reputado no mercado e com características únicas.

Gostou do SAUDI? Considera que ele é efetivamente o software de que você precisa? Aproveite e entre em contato com a empresa agora mesmo.

Sem Comentários

Envie um Comentário