Entenda a importância de ter um programa de contas médicas o mais transparente possível

Entenda a importância de ter um programa de contas médicas o mais transparente possível

As operadoras de planos de saúde lidam diariamente com um enorme fluxo de documentos que dizem respeito à economia da instituição, como notas fiscais, prontuários, contratos entre as prestadoras de serviço e/ou redes credenciadas, relatórios financeiros etc.

Em um setor rígido e competitivo, como o setor da saúde, manter a saúde financeira da operadora é fundamental para sobreviver no mercado e alcançar os objetivos da instituição. Por isso, para o gestor de planos de saúde, é sempre um desafio lidar de forma eficiente com todos esses dados.

Quer saber como um programa de contas médicas mais transparente pode ajudar a instituição? Neste artigo, vamos entender a importância disso e dar dicas de como aplicar na operadora de planos de saúde. Confira!

Qual a importância de um programa de contas médicas mais transparente?

Transparência, para a operadora de planos de saúde, é sinônimo de eficiência. Ter um programa de contas médicas mais transparente é essencial para alcançar a excelência da instituição. Dentre seus benefícios, podemos citar:

  • processos mais rápidos e atendimento mais eficaz, tanto para o beneficiário (ou para as redes credenciadas) quanto para as prestadoras de serviço;
  • redução de custos, redução do índice de sinistralidade e da ocorrência de glosas médicas;
  • melhor embasamento na hora de traçar um planejamento estratégico, oferecendo uma visão mais ampla para o gestor.

Como tornar o programa de contas médicas mais transparente?

Esclareça os termos do contrato

Quando a instituição credenciada ou o beneficiário assinam um contrato com a operadora de planos de saúde, esse contrato estabelece quais serviços a instituição prestadora poderá realizar.

Assim, quando o beneficiário ou a instituição solicitam um procedimento, como uma consulta, um exame ou um tratamento, o setor de Contas Médicas processa esse pedido, compatibilizando-o com as tabelas contratadas.

Dessa forma, para alcançar um programa de contas médicas mais transparente e evitar fraudes, é importante que a operadora seja clara e oriente todas as partes sobre os serviços que o contrato engloba. Isso ajuda a evitar as glosas hospitalares, o que prejudica o faturamento da instituição, e evita um saldo negativo no mês seguinte.

Mantenha uma boa comunicação com as prestadoras de serviço

É comum, na rotina das operadoras, que as redes credenciadas questionem os reajustes e as cláusulas contratuais, peçam uma análise mais detalhada dos procedimentos ou, ainda, solicitem reembolsos.

Assim, além de oferecer informações claras para os agentes, também é importante manter o canal de comunicação sempre aberto, respondendo a todos com prontidão e clareza. No fim do mês, essa troca de informações eficiente impacta positivamente o faturamento da instituição.

Experimente um software especializado

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das instituições de saúde, seja por meio de novas técnicas, que possibilitam resultados mais rápidos e eficientes, seja auxiliando os processos administrativos das instituições.

Assim, adotar um software capaz de lidar com os dados de forma automatizada é uma ótima solução para obter resultados mais transparentes. Abaixo, confira como um software especializado pode ajudar a operadora de planos de saúde a alcançar a excelência!

Como um software pode ajudar a alcançar o objetivo?

Otimizando os processos e reduzindo o retrabalho

Como falamos, quando o beneficiário e/ou a instituição acionam o plano de saúde para realizar algum procedimento, cabe à operadora analisar se a justificativa para esse procedimento é válida.

Tradicionalmente, essa verificação é feita de forma manual, por meio da análise de uma série de documentos, que, por sua vez, estão sujeitos a perdas, fraudes e a uma burocracia desnecessária.

Assim, utilizar um software nesse tipo de procedimento agiliza as informações, permitindo que a inteligência artificial faça a primeira análise das solicitações e “filtre” o que realmente importa, restando para a administração analisar somente os casos que merecem ser analisados.

Acompanhando o andamento de processos

Um software especializado também pode ajudar no acompanhamento de recursos da instituição. Como falamos, é comum, na rotina da operadora, lidar com questionamentos sobre os reajustes, as cláusulas contratuais etc.

Um software pode auxiliar no controle do andamento desses processos, reduzindo a chance de a instituição cometer erros, atrasar os prazos e sofrer penalidades legais, que acabam por custar dinheiro.

Avaliando as prestadoras de serviço

As operadoras de planos de saúde trabalham em conjunto com diversas outras instituições, que, por sua vez, oferecem diversos tipos de serviços. Um software especializado no gerenciamento da operadora ajuda a ter uma visão macro das prestadoras, permitindo que o gestor busque as informações de forma eficiente e automatizada no próprio programa — em vez de procurar documentos em gavetas ou em pastas no computador.

Além disso, os softwares de inteligência artificial costumam oferecer uma análise prévia do desempenho da prestadora, indicando pontos fracos e fortes e auxiliando no processo de tomada de decisão.

Oferecendo uma forma eficiente de consultar dados posteriormente

Os softwares de inteligência artificial costumam guardar as informações na nuvem, isto é, na internet. Além de oferecer mais segurança para as informações, esse sistema também é benéfico na hora de consultar dados anteriores, como o histórico de contratos ou de serviços realizados de determinado beneficiário.

Além disso, a automação das informações também elimina os dados redundantes ou desnecessários, otimizando os recursos da operadora. Essa forma sistemática de lidar com os dados ajuda a instituição a ter mais embasamento na hora de analisar as contas médicas.

Como saber qual é o sistema ideal para a operadora?

Na hora de escolher um software, é importante optar por um sistema que seja especializado em operadoras de planos de saúde. Além disso, de acordo com a necessidade da operadora, o gestor pode se perguntar:

  • O investimento vale a pena? Em quanto tempo a operadora terá resultados?
  • O sistema é simples? Oferece uma interface intuitiva?
  • A implementação é rápida?
  • O software pode ser integrado a outros sistemas?
  • O software é mais “engessado” ou existe a possibilidade de automação?
  • O sistema oferece suporte remoto?
  • O sistema oferece dados transparentes?

Portanto, vimos que um sistema de contas médicas transparente é essencial para a saúde financeira da operadora, permitindo que essa trabalhe com mais eficiência e garantindo a redução de custos. Vimos também como um software especializado em operadoras de planos de saúde é vantajoso para a instituição!

E aí? Gostou do nosso conteúdo sobre programa de contas médicas? Quer saber como nós podemos ajudá-lo na prática? Então, entre em contato conosco! A SAUDI é uma empresa especializada na automatização do processo de auditoria de contas médicas. Somos a única do mercado focada nos custos! Teremos prazer em ajudá-lo!

Sem Comentários

Envie um Comentário