Infraestrutura de TI: saiba sua importância para operadoras de plano de saúde

infraestruturadetisaibasuaimportanciaparaoperadorasdeplanodesaude

Infraestrutura de TI: saiba sua importância para operadoras de plano de saúde

Operadoras de planos de saúde precisam de uma boa infraestrutura de TI para manter-se em destaque no mercado competitivo no qual estamos inseridos. Elementos como cloud computing (armazenamento de arquivos em nuvem), bancos de dados, datacenter, sistemas de backup e recuperação de dados costumam deixar o dia a dia no trabalho muito mais prático.

Um ponto importante que devemos destacar é que uma infraestrutura efetiva de TI auxilia na acreditação do negócio. Trata-se de uma avaliação opcional, na qual itens como procedimentos de gestão e segurança de dados são analisados. Podemos considerar que ela se enquadra em um meio-termo entre a fiscalização e a certificação. Os níveis de resultados se classificam em acreditado, acreditado pleno e acreditado com excelência.

Além disso, uma boa infraestrutura de TI traz diversos outros benefícios. Para você entender melhor, listamos abaixo os principais.

Otimização de processos

A infraestrutura de TI garante a implantação de sistemas modernos que trazem facilidade na inserção, consulta e integração de dados. Tais sistemas otimizam os processos internos da operadora de plano de saúde. Com ferramentas de automação, fica muito mais fácil realizar consultas e promover o cruzamento de informações, o que possibilita um atendimento mais personalizado e efetivo.

Redução de custos

Ferramentas de TI diminuem a incidência de falhas humanas, que normalmente geram retrabalhos e prejuízos. Além disso, a informatização de sistemas permite a diminuição da utilidade de documentos impressos, além de indicar possíveis fraudes e gastos desnecessários, integrando a operadora e o prestador de serviço. Tais fatores impactam na otimização de processos, na sustentabilidade e, consequentemente, na redução de custos operacionais.

Melhora na produtividade

Se por um lado os softwares de gestão reduzem os custos, por outro eles auxiliam também no aumento dos níveis de produtividade. Ao diminuir o tempo em atividades puramente operacionais, há uma otimização do dia a dia de trabalho.

Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a outras atividades de planejamento, por exemplo. Também, a facilitação do trabalho tende a tornar as equipes mais motivadas e, portanto, mais produtivas.

Velocidade da informação e tomada de decisões

Sistemas informatizados permitem uma visão mais ampla da instituição. Isso porque eles permitem o cruzamento de dados entre a operadora e o prestador de serviço, que evita as falsas conclusões que costumam ser tiradas quando se analisa o negócio de um único ponto de vista.

Dessa forma, as chances de tomar decisões acertadas aumentam. Quando os líderes podem contar com uma boa base de dados, as decisões são tomadas sobre informações concretas, o que é essencial para que realmente possam condizer com a realidade da operadora.

Gerenciamento, segurança e migração de dados

Gerenciar dados quando estes se encontram armazenados em fontes organizadas se torna muito mais fácil e agradável. É por isso que os sistemas de automação costumam impactar diretamente no gerenciamento de dados.

Além disso, ferramentas modernas contam com sistemas de segurança dessas informações, para que somente pessoas autorizadas de fato tenham acesso. Quando há necessidade de migração entre sistemas, a infraestrutura bem planejada de TI permite que o processo seja feito de forma segura e rápida.

A partir desses benefícios, fica mais claro perceber como uma infraestrutura de TI bem organizada tem tudo para fazer da sua operadora de planos de saúde uma campeã de vendas.

Se este post foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos similares!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese