Sistema de contas médicas: transparência nos processos de auditoria

Sistema de contas médicas: transparência nos processos de auditoria

A gestão financeira de planos de saúde é um processo delicado. Desde a análise prospectiva de riscos e o planejamento orçamentário até a auditoria, várias etapas devem ser rigorosamente cumpridas; afinal, muitas vezes, o produto que se oferece apresenta um alto custo ou é demandado em larga escala. Para a manutenção da saúde financeira de um plano de saúde, um sistema de contas médicas pode ajudar.

Afinal, muitos passos na gestão financeira significam, também, muitas possibilidades de erros. Fazer esse processo de forma manual ou fragmentada é um fator de risco considerável quando se trata de auditoria médica. Falaremos, a seguir, um pouco mais sobre como um sistema de contas médicas pode auxiliar nesse processo. Vamos lá?

A relevância da auditoria

De que a auditoria em planos de saúde é necessária, poucos gestores duvidam: afinal, se ela for ineficaz, os gastos tendem a ser excessivos e descontrolados, fazendo com que a saúde financeira da empresa se deteriore. No entanto, não é incomum que a auditoria seja feita rotineiramente e não receba a atenção necessária. Qual o seu impacto real, afinal?

Vamos aos dados: segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), fraudes na área têm um custo devastador. No Brasil, seu impacto financeiro chega à casa dos R$ 20 bilhões para os planos de saúde, e ele também afeta os pacientes — o custo de procedimentos médicos sobe, em média, um terço devido a essa prática.

Isso nos mostra o quanto fiscalizar é importante para planos de saúde. Essa prática não leva apenas à redução de custos desnecessários às operadoras — o que, por si só, já justificaria sua importância, mas também impacta diretamente a satisfação do paciente com o serviço e, consequentemente, a sua permanência no sistema. Por isso, merece nossa atenção.

A realização de um acordo saudável

O ambiente de auditoria é frequentemente motivo de atrito entre a operadora e seus prestadores de serviços. Clínicas e hospitais, mesmo que bem-intencionados, podem se sentir acuados com largas exigências ou auditorias muito complexas. Por isso, é necessário atingir um meio-termo que seja tanto eficiente à gestão do plano de saúde quanto atrativo para seus prestadores. Isso pode ser um desafio.

Para resolver esse dilema, a transparência e o diálogo direto e límpido são as melhores opções. Isso é válido para qualquer acordo no ambiente empresarial: pegue como exemplo o Nubank, que vem apresentando um crescimento formidável em todo o território nacional. Dentre os motivos de seu sucesso, está um relacionamento simples e honesto com o cliente. Essa é uma analogia que pode muito bem ser transportada para a relação entre uma operadora de planos de saúde e seus prestadores.

A transparência como a chave do sucesso

Como mencionamos, a transparência é fundamental no contato com clínicas e hospitais. Ela é útil para ambos os lados, porque é possível compreender com clareza os critérios de indicação e a auditoria de procedimentos e materiais. Assim, os dois lados do acordo conseguem se planejar com antecedência e não ter surpresas.

A transparência é tão importante que o próprio IESS já a mencionou como um dos fatores principais para a redução de erros médicos. Ela configura uma das principais causas de insatisfação de prestadores de serviço para planos de saúde — eles frequentemente se queixam de que não conhecem os critérios da auditoria ou de que esses são muito subjetivos ou obscuros.

A utilização da tecnologia a seu favor

Em um contexto de necessidade de clareza de critérios e automatização de tarefas, uma solução prática é o sistema de contas médicas. Ele realiza automaticamente a auditoria de contas dos planos de saúde, eliminando erros humanos e tornando o processo mais claro para ambos os lados.

São vários os objetivos de sua utilização. O sistema de contas médicas atua desde a solicitação da autorização até a liberação do pagamento, facilitando todo esse processo. Ele evita gastos desnecessários, retrabalho e atritos de comunicação, melhorando a gestão de recursos assistenciais. Confira, a seguir, alguns de seus benefícios!

Esclarecimento de regras contratuais

Um sistema de contas médicas deixa claros, para fornecedores de recursos em saúde e gestores do plano, todos os detalhes do contrato. Ele pode ser acessado tanto pelo fornecedor quanto pelo gestor, trazendo mais autoridade à sua empresa. A compreensão das cláusulas e regras torna todo o processo mais transparente e facilita essa comunicação.

Acompanhamento longitudinal de recursos

Com um controle automatizado de dados financeiros, é mais fácil planejar e controlar gastos desnecessários. Um sistema de contas médicas armazena esses dados com segurança e precisão, evitando, mais uma vez, erros humanos. É possível verificar a tendência de crescimento, o aumento de gastos e a alocação de recursos em um único clique. Desse modo, a gestão financeira fica muito mais fácil.

Facilidade no compartilhamento de documentos

Na relação do plano de saúde com seus fornecedores, é fundamental que haja rapidez na consulta de documentos. Tabelas de procedimentos terapêuticos e diagnósticos, por exemplo, devem estar à mão para ambos os lados. O sistema facilita essa consulta e ainda traz maior compatibilidade, funcionando em vários computadores e gadgets.

O SAUDI

Se você se interessou pelos benefícios que um sistema de contas médicas pode trazer, o SAUDI pode ser a sua solução. Ele é um sistema específico para melhorar a saúde financeira de operadoras de planos de saúde suplementar: com ele, você consegue um contato mais simples e direto com seus fornecedores, melhorando o processo de auditoria e facilitando seu trabalho.

Os resultados são vistos com poucos meses de uso do programa — com a automatização de processos, é possível planejar melhor sua alocação de recursos e realizar um orçamento com muito mais precisão. Nosso sistema atua em todo o processo para procedimentos médicos, deixando você livre para se planejar em outras áreas da gestão em saúde.

Se você quer conhecer mais sobre nosso sistema de contas médicas, por que não entra em contato conosco? Estamos ansiosos para conhecê-lo melhor e teremos prazer em responder às suas dúvidas em relação ao nosso software. Não fique para trás e melhore cada vez mais a saúde financeira de sua prestadora de planos de saúde!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese