A importância da auditoria de contas médicas em meio à pandemias como COVID 19 

sistema auditoria de contas médicas

A importância da auditoria de contas médicas em meio à pandemias como COVID 19 

A pandemia do COVID-19 coloca todos os setores profissionais em alerta. No entanto, a área da saúde certamente é uma das mais afetadas, visto tratar-se de um dos setores mais importantes no combate à crise sanitária global.

Nos dias de hoje, auditoria de contas médicas é algo que deve ser levado ainda mais em consideração, visto que os recursos financeiros se tornaram ainda mais escassos.

“Leia, também: Givanildo Costa conta sua experiência com o SAUDI na auditoria de contas médicas da Paraná Clínicas”

A auditoria de contas médicas numa pandemia se torna mais importante ainda!

Procedimentos de auditoria visam conferir, em detalhes, todos os processos relacionados a um determinado setor. Por exemplo, médicos podem verificar documentos preenchidos por outros profissionais de saúde para verificar erros ou falhas de preenchimento.

No caso da auditoria de contas médicas, todos os procedimentos relacionados às finanças do órgão de saúde são verificados por profissionais capacitados, sejam funcionários da empresa ou uma companhia terceirizada, especializada no assunto.

Operadoras de saúde, por exemplo, devem realizar os processos de glosas de forma correta e transparente, senão pode-se voltar contra elas devido ao monitoramento da ANS. Estas devem ser analisadas de perto pelos auditores hospitalares, uma vez que, sem o controle correto e abertura de recursos a glosas, é possível perder bastante dinheiro ao longo do tempo.

Toda empresa precisa de auditoria para funcionar corretamente. Combate à fraudes, desperdícios econômicos e revisão de processos são as formas mais eficazes de manter todos os procedimentos profissionais devidamente alinhados, além de facilitar o crescimento da clínica ou do hospital.

Auditoria de contas médicas deve ser realizada tanto na esfera pública de saúde, como na privada, ainda que os procedimentos sejam bastante diferentes. Afinal, o esforçado dinheiro do contribuinte precisa ser bem aplicado, e não vítima de desvios. Sobretudo em momentos tão delicados como o da pandemia.

Todos os esforços relacionados à correta conferência financeira dentro de instituições de saúde se dão por conta do crescimento acelerado das tecnologias médicas, as quais permitem melhor qualidade de vida aos pacientes e aos profissionais. Seria impossível imaginar o franco desenvolvimento de um setor tão importante sem estabelecer os cuidados financeiros.

Afinal, por trás de toda tecnologia de ponta presente em clínicas e hospitais, sejam públicos ou privados, existe um pesado investimento financeiro que deve ser acompanhado de perto, por profissionais que entendam sobre o assunto.

Contudo, não se deve pensar em auditoria de contas médicas somente no sentido de reduzir custos, trata-se de muito mais que isso.

Através do processo correto de auditoria, é possível otimizar todos os processos dentro de uma unidade de saúde, tornando-a mais eficiente e, com isso, pacientes terão ainda mais qualidade de vida ao longo de seus tratamentos.

Isso é especialmente importante às unidades privadas, as quais concorrem diretamente com outras instituições de renome ao redor do Brasil.

Sendo assim, uma vez que problemas ou pontos que podem ser melhorados tenham sido notificados, será possível sugerir estratégias para resolução, sejam de curto, médio ou longo prazo. A meta temporal pode variar, claro, dependendo da gravidade do problema.

“Leia, também: Paciente ou cliente? Aumente a rentabilidade melhorando o atendimento”

Qual o perfil profissional adequado para assumir o papel?

O cargo para auditoria de contas médicas, bem como qualquer outro relacionado à área de auditoria e compliance, exige um perfil profissional bastante analítico, com olhos preparados para descobrir falhas e não conformidades nos menores detalhes.

Bons profissionais de auditoria são pessoas éticas, que conhecem profundamente todos os procedimentos da empresa e, com isso, são capazes de analisar todo o cenário e sugerir reduções de custos e melhorias para que alguns setores operem com maior exatidão e eficiência.

Uma forte visão sistêmica, portanto, é um dos pontos mais importantes para que este importante profissional desempenhe seu papel com excelência. Não abre mão de utilizar a tecnologia a seu favor, buscando soluções que facilitam os processos mais críticos e que estão ligados a queda da sinistralidade da operadora.

Por conta deste perfil tão versátil e completo, faz-se necessário conhecer a fundo detalhes importantes sobre a legislação e, com isso, sugerir melhorias e correções que estejam pautadas em leis do país.

Todos os procedimentos devem ser pautados segundo normativas do Conselho Federal de Medicina, do Conselho Federal de Enfermagem, entre outras autarquias regulatórias responsáveis pelos outros setores.

Profissionais de auditoria de contas médicas podem ser acionados para realizar reciclagens com as equipes para garantir que todos os procedimentos sejam realizados com o máximo de eficiência. Além disso, tais iniciativas reforçam a ideia de que as coisas só vão fluir de maneira correta se todos os procedimentos forem respeitados à risca.

Portanto, o profissional necessário para a correta execução de trabalhos de auditoria de contas médicas vai muito além da simples conferência financeira e da utilização de planilhas para a apresentação de indicadores econômicos.

Trata-se de um trabalho que funciona como uma espécie de departamento de compliance, onde transparência é fundamental.

Principal problema tratado pela auditoria

Assim como em qualquer empresa, há certos problemas mais comuns que outros. Segundo a Fiocruz, muitos médicos deixam de lado o correto preenchimento do prontuário médico de seus pacientes, o que pode ocasionar diversos equívocos e dores de cabeça ao longo do tratamento das enfermidades.

O preenchimento incorreto dos prontuários reduz a confiança entre profissional de saúde e paciente, além de poder comprometer o tratamento. Convém citar que todos os danos causados à moral do profissional de saúde poderão ser repassados à instituição que os contratou, passando a ser associada negativamente a um mau atendimento no passado.

É muito mais complicado recuperar uma reputação destruída do que a construir do zero. Portanto, o trabalho de gestão e de auditoria deve primar pela excelência para evitar situações como essa.

Outro estudo, também realizado pela Fiocruz, mostrou que o preenchimento dos prontuários médicos muitas vezes deixa a desejar, tanto na esfera pública como na privada (incluindo ONGs). Vale ressaltar que o Conselho Federal de Medicina obriga o correto preenchimento dos prontuários médicos.

Não deixe sua operadora de fora!

É certo afirmar que, sem a correta auditoria de contas médicas, o trabalho de saúde está comprometido e a qualidade do tratamento dos pacientes será bastante reduzida. Portanto, todo o cuidado é pouco na hora de selecionar profissionais ou empresas de confiança para lidar com esse assunto tão delicado.

A gestão de operadoras de saúde, se feita de maneira correta, pode auxiliar, e muito, os trabalhos de hospitais e clínicas, evitando equívocos e dores de cabeça. Elas, também, precisam fazer uso de mecanismos de auditoria precisos para evitar problemas de comunicação com clínicas e hospitais.

A sua instituição de saúde precisa do melhor para sobreviver à crise. Para tanto, o Saudi desenvolveu um sistema completo de auditoria de contas médicas especialmente para você. Clique aqui e conheça o sistema de auditoria de contas médicas mais premiado do Brasil.

 

 

Sem Comentários

Envie um Comentário