Entenda como funciona a auditoria de contas médicas

auditoria de contas médicas

Entenda como funciona a auditoria de contas médicas

A auditoria de contas médicas na área de gestão de saúde é um segmento com excelente potencial de lucratividade no Brasil, mas também é uma área bastante competitiva, o que torna imperativo evitar desperdícios e minimizar prejuízos. Diante dessa realidade, entender bem como funciona a auditoria de contas médicas pode ser um diferencial para o seu negócio.

Embora a prática seja salutar e possa contribuir bastante para a vitalidade financeira de qualquer empreendimento, muitos gestores e profissionais ainda não a adotam em suas rotinas. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então não deixe de conferir o conteúdo que preparamos sobre o assunto!

O que é uma auditoria de contas médicas?

A auditoria de contas médicas é um serviço essencial na gestão, que tem a função de verificar se os processos de uma determinada empresa estão sendo realizados do jeito adequado, com rigor de qualidade, de forma que os recursos disponíveis não sejam desperdiçados ou, até mesmo, desviados de alguma forma.

Na área de saúde, existem diversos prejuízos possíveis, por exemplo, com pedidos desnecessários de exames, compras inadequadas de medicamentos ou a aquisição de materiais hospitalares superfaturados ou sem a devida necessidade. Com uma auditoria de contas médicas eficiente, isso não acontece.

Por meio desse procedimento, todos os itens serão devidamente analisados e revistos, incluindo os documentos, os prontuários, as notas fiscais, os relatórios financeiros e muito mais. A análise de valores e as funções vão depender do tipo de empreendimento e da avaliação que o contratante espera obter no relatório final.

Quais os benefícios da auditoria para empresas de saúde?

Agora que você já entendeu um pouco melhor os conceitos básicos do tema, chegou a hora de verificar por que é essencial que as empresas que trabalham diretamente com o setor de saúde, como clínicas, laboratórios, consultórios e hospitais invistam no recurso. Veja alguns benefícios.

Redução dos custos operacionais

Um dos principais benefícios e até mesmo um dos grandes objetivos da auditoria de contas médicas para empresas de saúde é que isso ajuda consideravelmente na redução dos custos do negócio. Isso é fundamental, visto que uma gestão desorganizada pode acarretar em prejuízos em praticamente todos os processos.

Isso pode ocorrer desde a compra de suprimentos em excesso, passando pelas perdas nos prazos de validade e chegando até a ocorrência de fraudes. Sendo assim, contar com profissionais especializados para realizar essa análise pode fazer toda a diferença no seu faturamento.

Melhor acompanhamento de processos

Outro dos maiores benefícios da auditoria de contas médicas para empresas de saúde é que isso permite um melhor acompanhamento de processos, o que acaba por otimizar o próprio trabalho dos colaboradores e até mesmo dos médicos da empresa. Com mais conhecimento de causa e mais dados para análise, é possível tornar o negócio mais eficiente.

Com as informações auditáveis que forem aferidas e repassadas, os gestores e administradores poderão investir em uma reestruturação das ações, criando um fluxo de atuações profissionais e de parcerias muito mais organizadas, o que resultará em mais agilidade e eficácia, sobretudo à médio e longo prazos.

Análise dos demonstrativos contábeis

Mais um ponto que é verificado pelos auditores de contas médicas são os demonstrativos contábeis e financeiros da empresa, para verificar se as entradas e saídas estão coerentes ou se está havendo alguma perda evitável, seja por ineficiência de profissionais ou fornecedores, ou até mesmo em função de colaboradores agindo de má fé.

Para conseguir fazer isso, os profissionais contratados para desenvolver essa análise precisam ter total liberdade dentro das equipes e do empreendimento, seja ele uma operadora de planos de saúde, clínica, um consultório ou um hospital. Assim, ele pode checar tudo detalhadamente, levantando tudo aquilo o que for preciso para apontar falhas e indicar a maneira de corrigi-las.

Facilidade na obtenção de empréstimos

Você sabia que uma auditoria de contas médicas pode ajudá-lo na hora de obter um empréstimo para o seu negócio? Muita gente desconhece esse benefício, mas o fato é que ter crédito no mercado, sobretudo com instituições financeiras e bancos, depende muito da confiança do financiador e nas informações que ele tem sobre a organização.

Um auditor contratado pode fazer uma análise detalhada dos demonstrativos fiscais, financeiros e contábeis, dando um confiável parecer sobre a real situação patrimonial e orçamentária da clínica, hospital ou consultório. Isso constitui ponto relevante as relações com terceiros, criando mais credibilidade para a empresa.

Melhoria da gestão, dos controles internos e transparência

A auditoria de contas médicas auxilia também, logicamente, na melhoria da gestão e na ampliação dos níveis de controle no ambiente interno. Os auditores são capazes de verificar de forma mais crítica os processos, apontando eventuais falhas nos controles.

Dessa maneira, eles estarão aptos a passar orientações estratégicas, que trarão benefícios para a organização, identificando ainda os procedimentos internos que, em curto, médio, ou longo prazo, poderiam gerar prejuízo. Por fim, os gestores podem reavaliar os métodos utilizados e buscar o aperfeiçoamento constante, prevenindo erros, evitando fraudes e promovendo transparência para todos os agentes do processo.

Como o SAUDI pode ajudar na auditoria de contas médicas?

O SAUDI é um sistema moderno, que pode ser fundamental para auxiliar na manutenção da saúde financeira de uma empresa baseada no segmento da saúde, como as operadoras de planos. Trata-se de um software de última tecnologia, que pode automatizar os processos de auditoria das contas de prestadores de serviços médicos.

Contar com essa solução é muito interessante para todas as partes envolvidas nesse ramo, pois traz uma visão mais clara para todos os lados, como as próprias operadoras e os seus prestadores de serviços. Dessa maneira, é possível ter uma redução em custos desnecessários alcançando melhores resultados no final do mês.

Como você pode ver, a auditoria de contas médicas é uma estratégia fundamental para aprimorar os seus processos e tornar o seu negócio mais eficiente e, consequentemente, lucrativo.

Gostou de aprender sobre a auditoria de contas médicas? Quer contar com esse benefício para o seu negócio? Então não deixe de conhecer os benefícios que a nossa solução pode oferecer para você!

Posts relacionados
pt_BRPortuguese